15.7.05

Vá para fora cá dentro


Na quarta-feira tive a felicidade de ter sido convidado para um jantar-concerto na “Casa da Morna”. O espaço é muito bonito, o ambiente requintado e simpático, a comida fabulosa, o serviço impecável, e a música da mais alta qualidade. O concerto nessa noite foi de Tito Paris. Não vou escrever aqui uma crítica musical. O Tito Paris já recebeu referências de excelência dos críticos mais conceituados deste mundo. Um pequeno exemplo: “Tito Paris has been described as looking like a child, but having the talent of a giant. From a family of musical fisherman in Cape Verde (the island of Mindelo), the home of Cesaria Evora, Tito travelled first to Portugal to play with Bana's group "La Voz de Cabo Verde" at age 19. From there, he has achieved worldwide acclaim as a singer, bandleader, guitarist and composer. He successfully blends the sounds of Cape Verdean traditional mornas, coladeiras and funanas with the modern sounds of Portugal, Cape Verde and the world. Known primarily as a live musician for the force and heat of his shows, Tito's recordings nonetheless are able to capture this power and bring the listener through a wide range of emotions.” Os músicos que o acompanham só podiam estar à sua altura. Eu sou Austríaco e o Tito Paris é Cabo-verdiano, mas vou escrever assim: As vezes não é preciso procurar a “world music” (definições procura-se) em países longínquos (e na respectiva secção da fnac), quando temosum dos nossos e que, ainda por cima, é do melhor que há. Recomendo o restaurante e recomendo qualquer espectáculo ao vivo deste grande músico - espectáculos que afinal podemos encontrar aqui tão perto!

1 Comments:

Blogger Cravo a Canela said...

Esqueceste-te de dizer que o restaurante é do próprio Tito. Tive a felicidade de o ver há uns meses na Aula Magna. Tinha alguns trinta musicos em palco: secção de cordas, secção de sopros, bateria, baixo, piano, cavaquinho, percussão, sei lá mais o quê...
E aquilo soava, meu Deus, como soava. A voz é quente, quente, quente, os temas fantásticos, os arranjos do melhor. Aconselho o ultimo disco. Ah, e acho que vai estar dia 28 deste mês no B.Leza.
E outra coisa, tive o prazer de o cumprimentar a semana passada e é do mais humilde que possam imaginar!

Rogério Charraz

15/7/05 23:38  

Enviar um comentário

<< Home