10.10.05

Resultado das eleições

Não, não se trata dos resultados políticos. Estes já não surpreendem ninguém. Trata-se de outra consequência destas eleições. Hoje as minhas filhas (e provavelmente milhares de miúdos pelo país fora) não têm aulas. A escola foi local de assembleia de voto. Portanto, as salas de aula precisam de ser limpas e arrumadas para que possam novamente servir para as actividades a que se destinam. Siiiiiiiiiim? Eeeeeeee? Das 19:00 da tarde, horário do fecho das urnas, às 9:00 da manhã seguinte, hora de início das aulas, não dá tempo para proceder a estas limpezas e arrumações???!!!
Mais um dia sem aulas. Contando com os dias de greve dos professores, de greve das auxiliares de acção educativa, de greve das funcionárias da cozinha e do jardineiro, dos dias em que faltou a água (por greve de alguém ou também não), um dia de ponte para cada feriado, os dias que são indispensáveis para reuniões, planeamento e avaliações e outras desculpas, e os dias em que faltam professores pelas mais variadas e mirabolantes razões e sem substitutos disponíveis, resta realmente muito pouco tempo para aulas com o mínimo de estabilidade e estrutura. Assim sendo as aulas de inglês (ou coisa parecida) ou de educação física (sem espaços adequados, nem para a sua realização, nem para a higiene posterior) têm que ser realizadas fora do horário lectivo, para a matemática é preciso criar programas especiais à tarde (para as crianças ou para os professores?), música, informática e outros temas desnecessários também passam para a tarde ou são eliminados do programa escolar (o que infelizmente, na verdade, pouca diferença faz). As crianças passam a ficar na escola até às 17:30, sem nenhuma mais valia e sem tempo para aprender a viver.
E se antes se aproveitasse melhor o tempo? E se se investisse a sério na formação das próximas gerações? As gerações de futuros líderes sociais e políticos, de futuros professores, cientistas, artistas e de futuros eleitores? Resta perguntar: Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

2 Comments:

Blogger SDF said...

Pois... tens demasiada herança genética centro-Europeia, é o que é...

Ora a quem mais iria passar pela cabeça colocar semelhante assunto em causa?

Francamente, Jorg! Algumas vez a rapaziada política se voluntarizaria para limpar as salas após fechar as urnas? Que disparate, as senhoras das limpeza no dia a seguir que tratem disso!!! E quanto à restante lixeira de campanha pelas ruas, as forças da natureza que tratem de a absorver no próximo século!

tss... tss... as coisas com que tu ainda te preocupas ao fim de tantos anos em terras lusas, rapaz! ;o)

11/10/05 20:09  
Blogger Cravo a Canela said...

Deixem-se de pessimismos e vejam o lado positivo das coisas. Como as presidenciais estão a poucos meses de distância, desta vez não teremos que olhar para a fronha dos candidatos autárquicos durante meses e meses! Não tarda os velhos cartazes serão substituídos por novos em folha! Isto a acrescentar às 3 palavras mais procuradas pelos portugueses nos motores de busca da net (ver Tubodescape) prova que, afinal, vale a pena ser português! Vamos para a frente!!!

Rogério Charraz

12/10/05 13:03  

Enviar um comentário

<< Home